A falta de uma contabilidade gerencial faz empresas perderem dinheiro
É muito comum pequenos empresários e empresas de pequeno porte usarem a contabilidade com foco apenas no cálculo de impostos com o objetivo de atender ao fisco. Essa crença é um erro grave para a saúde financeira das empresas de pequeno e médio porte e para os pequenos empreendedores. Esse erro, muitas vezes, pode ser corroborado por empresas de contabilidade quando elas não se modernizam ou não têm a visão da mesma como ciência criada para avaliar as finanças de modo estratégico e orientar para geração de resultados sólidos, limitando-se apenas a emissão do “DAS” no final do mês A contabilidade tem um potencial muito maior para o sucesso do seu negócio. Através das demonstrações financeiras, a contabilidade disponibiliza informações essenciais para a tomada de decisão, vamos passar por algumas. Ciclo Financeiro: O ciclo financeiro é o indicador que demonstra qual o prazo em que a empresa precisa se financiar, ou seja, por quantos dias eu preciso captar recursos no mercado para girar. Necessidade de Capital de Giro (NCG): Este indicador demonstra qual a necessidade de dinheiro externo que a empresa precisará buscar para cobrir o seu custo financeiro Índices de liquidez: Um conjunto de índices que representa a saúde financeira de uma empresa, veja alguns: ILC: Índice de Liquidez Corrente Para cada 1 real de dívida, quanto a empresa possui de recursos financeiros para quitá-las, este índice deve ser menor que 1 e quanto menor melhor. ILG: Índice de Liquidez Geral Para cada 1 real de dívida, quanto a empresa possui de recursos financeiros e não financeiros para liquidá-las, este índice deve ser menor que 1 e quanto menor melhor. Esses são apenas alguns indicadores de desempenho financeiro que as demonstrações financeiras podem proporcionar. Mas não acaba por ai, através da contabilidade em conjunto com a área de controladoria é possível extrair outros indicadores operacionais que podem salvar sua empresa. Vamos transcrever um “case” de um cliente atendido, vamos lá: Um restaurante que trabalha na modalidade à la carte, por não ter processos definidos, entregava aos seus clientes em média 42% a mais do que se propunha.
Num primeiro olhar pode se ter como positivo, mas ao analisarmos que por exemplo o preço de venda de um determinado prato está calculado com base em 150gr, ao entregar 213gr a empresa gera uma margem menor do que a esperada ou até mesmo negativa. A controladoria através das informações fornecidas pela contabilidade pode encontrar estes desvios e implantar processos para mitigar este desperdício. Ao traduzir este desvio em valor monetário, foi obtido que anualmente o restaurante deixava de reter um valor em torno dos R$ 380.000,00. Hoje esse valor ajuda a empresa a crescer! Entendemos que os empresários deveriam utilizar a contabilidade como uma ferramenta de gestão e não somente para calcular os impostos devidos. O valor gerado pela contabilidade seja ele financeiro e/ou intangível é imensurável.
Nós da DMS, ficamos honrados toda vez que apresentamos o resultado de nosso trabalho e podemos ver que conseguimos, por mínimo que seja, demonstrar a importância dessa grande ciência na gestão de qualquer negócio e, com nosso profissionalismo e qualidade, apresentar resultados que colocam nossos clientes no caminho do tão desejado negócio de sucesso.
Esperamos que essa matéria tenha sido útil para você. Nós ficamos a inteira disposição para uma avaliação do seu negócio.
Entre em contato conosco!
DMS Empresarial⠀⠀
www.dmsempresarial.com.br⠀⠀
0800 878-3188